Curitiba ganha nova feira de produtos orgânicos, no campus Agrárias da UFPR

0
A feira é realizada nas manhãs de terça-feira, e reúne 50 pequenos produtores da região metropolitana. (foto: divulgação)

A feira é realizada nas manhãs de terça-feira, e reúne 50 pequenos produtores da região metropolitana. (foto: divulgação)

Curitiba acaba de ganhar um espaço dedicado à realização de feiras de produtos orgânicos. O Espaço Agroecologia está no campus da Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi construído por meio de convênio firmado com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

“Projetos como esses devem atrair cada vez mais consumidores, numa relação de fortalecimento dos produtores”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O espaço foi todo construído com material agroecológico (bambu) e é uma bioconstrução, inovadora na concepção e utilização de suas estruturas.

O Espaço Agroecologia vai abrigar a feira de orgânicos, todas as terças-feiras, onde cerca de 50 produtores da Região Metropolitana de Curitiba trazem seus produtos para venda, totalmente isentos de resíduos de agroquímicos.

A Feira de Orgânicos é coordenada pelo professor Luciano de Almeida, do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR, funcionando também como projeto de extensão universitária, onde vários estudantes atuam como estagiários. O atendimento aos clientes é feito pelos próprios agricultores, com apoio dos estagiários dos cursos da universidade.

Segundo Almeida, com o novo espaço será possível ampliar a oferta de produtos na feira. “Além de frutas, verduras, legumes, grãos, pães, bolos e derivados, estão sendo oferecidos também produtos derivados de leite, mudas de temperos, ervas medicinais e plantas ornamentais”, afirma. Segundo a UFPR, todas as semanas passam pela feira em torno de 500 pessoas.

Para o engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor-presidente do CPRA, a inauguração do espaço é um importante gesto de valorização do agricultor familiar agroecológico e reforça a crescente importância que a produção de alimentos saudáveis vem adquirindo no contexto da vida diária não só no campo, mas também na cidade.

Serviço:
Feira de Produtos Orgânicos
Todas as terças-feiras pela manhã.
Campus do setor de Ciências Agrárias da UFPR
Rua dos Funcionários, 1540

*com Agro Paraná

Comentários do Facebook
Compartilhe

Autor

é jornalista especializado em gastronomia e cultura, publisher do site MinhaGula.com.br e colunista das revistas Dimensão e Aeroporto.

Comentários