As festas de fim de ano acabaram na semana passada, mas Curitiba ainda tem um presente de Natal para receber. No primeiro semestre deste ano, será inaugurado o Bee.O, um grande empreendimento do setor gastronômico da cidade, com mais de mil metros quadrados, distribuídos em dois andares e ambientados em elegante projeto arquitetônico. O empreendimento localiza-se na Av. Batel, região já conhecida por concentrar um agitado circuito gastronômico e de entretenimento na capital paranaense.
Com menu coordenado por chefs prestigiados, a proposta respalda-se em estimular um estilo de vida saudável e saboroso, valorizando produtos locais, orgânicos e naturais. Combina conceitos de grocery stores e food market, trazendo espaços de café e restaurante, mercado, padaria, salumeria, focacceria, além de dispenser de grãos, enoteca e setor de carne, aves e peixe. A arquitetura do espaço– um ambiente sofisticado e acolhedor, priorizando madeira e folhagens – é assinada pelo escritório curitibano Jayme Bernardo Arquitetura e Design, também localizado no Batel.
Chefs prestigiados e produtos sem aditivos químicosAdaílton Becker, diretor geral do empreendimento, admite que comparações com espaços como a Eataly, em São Paulo, são inevitáveis. Porém, faz questão de destacar a diferença: “Nós abrasileiramos esse formato. Mantemos a espinha dorsal deles, mas tropicalizamos o modelo, tornado-o mais aconchegante. Queremos nos tornar uma referência nacional em alimentos saudáveis, conhecida em todo o país”, avisa. O empreendimento será seguido de perto por três chefs: Karyne Iacóski se ocupará do setor de patisserie, panificação (fermentação lenta e natural) e doces, sendo responsável também pelo dia a dia do restaurante. Danio Braga, chef italiano que comanda a premiada Locanda della Mimosa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, está selecionando produtos para o empório e fazendo receitas que vão compor o cardápio. Além de José Guilherme Thomé, sócio do empreendimento e apaixonado por gastronomia. Esporadicamente, outros chefs serão convidados para cardápios sazonais, eventos e festivais.
Os produtos fabricados no empório, como a burrata, não usarão conservantes químicos, corantes artificiais nem realçadores de sabor. Já a salumeria oferecerá embutidos com baixo teor de nitrato. E essa preocupação com uma vida saudável não é novidade para a empresária Clemilda Thomé e sua família, responsáveis pelo negócio. Eles já atuam no setor da Saúde há mais de 20 anos. Atualmente, são proprietários da Faculdade ILAPEO, que ministra cursos de graduação e pós-graduação em odontologia. Agora, com o Bee.O, a ideia é continuar no mesmo setor, porém, em vez de remediar doenças, querem previni-las, por meio da alimentação, como explica Becker: “Por volta de 2015, ficou mais clara a vontade de a família atuar não só na saúde corretiva, mas também preventiva. Foi quando surgiu o projeto de abrir uma loja de produtos orgânicos e naturais. A ideia de agregar outros setores, como restaurante e enoteca, veio depois, até chegar ao formato atual”, revela.
Informação e assessoria nutricional nas comprasQuando fala em “saúde preventiva”, Becker entende o conceito de maneira muito mais ampla, o qual embasa a filosofia do Bee.O: “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde não é mais a ‘ausência de doença’, mas faz parte do ambiente coletivo em que as pessoas vivem, trabalham e estudam. Por isso, nos treinamentos, os colaboradores aprendem não somente sobre a procedência dos produtos, mas também a importância de ter um estilo saudável, para beneficiar a eles próprios e às suas famílias”. Essa visão global de qualidade, segundo Becker, será um dos principais diferenciais do novo espaço: intensa capacitação profissional dos funcionários que, conscientes da importância do que fazem e bem treinados, estarão aptos a responder às dúvidas dos clientes. “São cerca de 80 colaboradores diretos que devem estar habilitados a atuar no empório e no restaurante. Creio que esse seja um dos nossos principais desafios, pois, hoje, a mão de obra disponível não têm qualificação, o que nos obriga a redobrar os esforços sobre esse quesito”, avalia Becker.
O serviço de atendimento incluirá ainda uma equipe de nutricionistas full time. Eles vão se revezar para esclarecer dúvidas de clientes que já trazem dietas prescritas, orientando sobre as melhores opções para abastecer a despensa. O público da academia e aqueles que fazem esportes de alta performance também poderão contar com a assistência dos nutricionistas. Durante as compras, vitaminas, proteínas, ômega3 e produtos encapsulados estarão disponíveis para essa turma. Mas tudo “sempre com muita informação”, como faz questão de salientar Becker: “O problema não é apenas a falta de informação, mas principalmente quando o público está mal informado. Infelizmente, muitas pessoas não têm o hábito de ler o rótulo. Pensam que um produto é mais saudável, porque não tem glúten. No entanto, esse mesmo produto pode ser muito mais nocivo, porque tem outros componentes igualmente prejudiciais”, alerta.
O objetivo de deixar o consumidor mais bem informado é notado também na preocupação em explicar a procedência dos produtos disponíveis nas prateleiras: “Não somos apenas um ponto de venda ou atravessadores de mercadoria. Queremos trazer a história do produtor para dentro da loja com toda a carga que esse processo traz consigo, mostrando como o alimento foi cultivado e como chegou até ali, para que os consumidores possam conhecer também a procedência do que estão levando”, analisa. Até o momento, mais de 2 mil itens de todos os setores já foram cadastrados.
Setor de alimentos orgânicos e funcionaisDentre as opções orgânicas, estarão presentes marcas como Mãe Terra, leite da Família Escher (Campo Magro), geleias Blaszkowsky (São Bento do Sul, Santa Catarina) e o açougue Taurinos, do mercado municipal de Curitiba. Haverá também opções veganas e uma focacceria, onde as focaccias serão assadas e montadas na hora. Um dispenser de grãos trará 115 itens a granel, como castanhas, chás e frutas desidratadas. O setor de hortifruti priorizará fornecedores nacionais, sobretudo, do Paraná (Colombo e Bocaiúva do Sul), São Paulo e Santa Catarina. As bebidas trarão cervejas artesanais e refrigerantes orgânicos. Já a enoteca vai oferecer todos os tipos de vinho (tintos, brancos, espumantes), propondo novidades para o mercado curitibano, com rótulos voltados principalmente para os setores orgânico e funcional. A seção de importados disponibilizará desde itens da América do Sul até produtos de lugares mais distantes, como o goji berry do Tibete.
A atenção com tantos setores – bem como o cuidado com informação e atendimento qualificados – denota o desafio de atender um público extremamente rigoroso, como indica Becker: “Se dá certo em Curitiba, funciona em qualquer lugar do Brasil. Muitas marcas, inclusive, preferem lançar seus produtos primeiro aqui, para depois estender a outras regiões do Brasil. O público curitibano é muito exigente”. Adriano Dutra, do departamento de Marketing da Bee.O, explica que essa exigência vem da preocupação com a saúde e da necessidade constante de se informar sobre alimentação: “Ao estudar o mercado brasileiro, verificamos que a região Sul é a que tem mais informação, consumindo mais orgânicos do que o resto do país, o que mostra que nosso público-alvo está realmente por aqui”, esclarece.
Embora o foco da Bee.O esteja voltado para as classes A e B, com produtos premium, Becker explica que haverá opções para todos: “Também trabalharemos com itens de qualidade a preços acessíveis. Então, todos poderão usufruir do espaço”, comemora. Sem citar expectativa de público, ele informa que pretendem atender principalmente aos bairros Batel e Água Verde, seja as pessoas que moram por ali, trabalham ou que apenas circulam. No que se refere ao investimento para abertura do negócio, Becker mantém a cautela com os números, mas revela planos para unidades futuras: “Ainda não falamos em valores, porque estamos estudando planos para as próximas lojas. Os primeiros seis meses servirão de ‘termômetro’ para avaliar os itens mais aceitos e eventuais ajustes. Quando tivermos os dados financeiros definidos, iremos divulgar”. Porém, antes disso, já vai dar para provar a focaccia preparada na hora, o menu elaborado pelo trio de chefs ou um dos 115 itens no dispenser de grãos. Difícil vai ser escolher entre tantas opções…
Serviço:
Bee.O
Av. do Batel, 1665, Batel
Horário de atendimento: diariamente, das 7h30 às 21h30.
41 3095-6330