Princípios editoriais

Falar sobre comida, escrever sobre um restaurante ou fazer uma análise sobre uma bebida ou prato vão muito além do que a simples divulgação de uma novidade, releiura ou apenas um relato de um novo lugar. O que o leitor realmente gostaria de ler, ouvir ou assistir?

Com base nesta pergunta é que o site MinhaGula.com.br esclarece ao público a linha editorial adotada e seguida à risca, com os princípios que regem a divulgação ou análise de um acontecimento gastronômico, seja ele em Curitiba ou em qualquer outra parte do mundo.

A missão é mostrar ao leitor as novidades ou o que já existe, mas sempre com imparcialidade e isenção. Sendo assim, elencamos abaixo como se rege o trabalho jornalístico do site MinhaGula.com.br:

1- o jornalismo – esta é uma atividade com o propósito central de produzir um primeiro conhecimento sobre fatos e pessoas. É o conhecimento, a informação, as bases para que o leitor possa formular suas próprias opiniões.

2- o meio digital – assim como o conceito de jornalismo mudou ao longo dos anos, os meios em que ele é produzido e difundido também. O MinhaGula.com.br pode ser rotulado como um produto híbrido a partir da união do conceito de revista com página na internet e blog. É um misto que permite uma linguagem única preferencialmente em primeira pessoa, leve e de fácil entendimento independente da classe social ou do grau de instrução do leitor. O uso de vocabulário rebuscado, muitas vezes característico da culinária com termos importados de outros países, é imediatamente explicado à uma forma que possa ser rapidamente entendida.

3- o conteúdo – como já foi explicado no começo desta carta, todo o conteúdo é produzido com base no que o leitor gostaria de ler, ver e ouvir sobre o tema proposto, a gastronomia. Ou seja, em momento algum será usado qualquer artifício que possa beneficiar apenas à aqueles que desejam ter um conteúdo publicado. Da mesma forma que não será usado o jornalismo sério e competente para promover ou desvanecer um personagem ou fato abordado.

3.1 – conteúdo crítico – com base naquilo que se gostaria de ler em uma revista ou mesmo neste híbrido de revista com blog, o conteúdo crítico é produzido como uma base para que o leitor possa formular sua própria opinião sobre um lugar, personagem ou fato. O MinhaGula.com.br se reserva ao direito de fazer uma apuração sem laços ou compromissos com a fonte. O que é veiculado como conteúdo crítico é a partir de análises profundas, principalmente no que se refere à estabelecimentos comerciais do ramo alimentício.
Um convite para a visita à um bar, feira, empório, restaurante ou qualquer outra espécie de local que trabalhe com gastronomia não quer dizer que resultará em uma crítica veiculada. O MinhaGula.com.br leva em consideração uma série de quesitos sérios e imparciais para produzir um material analítico.

3.2 – conteúdo de divulgação – é regra de trabalho deste site de que conteúdos de agências de comunicação jamais serão publicados na íntegra, ou seja, ipsis litteris. Todo o conteúdo é autoral, partindo da premissa básica do que se ensina nas escolas de jornalismo. Exceções podem acontecer, desde que com a devida observação da procedência do material, para que o leitor possa identificar o que é propaganda e que é selecionado e filtrado com base nos artigos desta carta.

3.3 – conteúdo informativo – é aquela notícia meramente jornalística sobre um fato ou acontecimento do meio gastronômico de Curitiba e de outras cidades brasileiras ou do exterior. Ressalte-se que o foco deste site é a capital paranaense, mas não exclusivamente. Conteúdos referentes a outros locais são devidamente analisados à luz do interesse de quem vive e/ou trabalha por aqui.

4- a fonte – o MinhaGula.com.br sempre tratará a fonte ou personagem com o devido respeito e transparência. Não será omitida qualquer informação, observação, advertência ou crítica, de modo que sempre se possa melhorar o atendimento ou serviço prestado.

Nosso trabalho seguirá sempre este postulado.

Guilherme Grandi
Editor-chefe