A Itália é um país que impressiona pela versatilidade de suas opções, e os brasileiros se identificam com essa variedade na beleza das paisagens, na riqueza de sua cultura ou nos sabores de seus pratos. Uma das regiões que reúne todos esses predicados (e muito mais) é a Puglia, no calcanhar da bota. Por lá, os turistas se encantam com o azul das águas de Polignano a mare, com a arquitetura particular dos trulli de Alberobello e com as cores de Locorotondo, sem contar as belas histórias de amor que aparecem por aquelas bandas.
Os trulli de Alberobello, eleitos patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, são antigas construções de pedra, com telhados cônicos. Andrea Goffredo, proprietário do B&B Turlli del Bosco, fala um pouco sobre essa curiosa construção: “Não tem nada de cimento ou concreto. As pedras são encaixadas uma a uma, com técnicas de muito tempo atrás, e precisam de manutenção constante. Às vezes, chamamos o matrotullaio, único profissional especializado nesse tipo de construção, para fazer algum ajuste”, revela. Cada trullo hospeda até três pessoas, mas antigamente, era muito mais: “Umas oito pessoas se abrigavam em cada um, geralmente, famílias pobres camponesas. Quando fazia frio, eles ainda colocavam um animal dentro (boi ou vaca) para aquecer”.

O B&B Trulli del Bosco fica no meio de um bosque. [foto: Gillo Brunisso]
Sorte dos hóspedes (cerca de de 80€/noite casal, dependendo do período do ano), que hoje podem desfrutar de passeios pelo bosque de olivas e do contato com os animais (galinhas, patos, asnos e ovelhas). No verão, é possível jantar nas mesas em volta da piscina ouvindo música ao vivo, que é tocada dentro de um antigo e imenso moinho de trigo, onde os camponeses processavam o grão que alimentava os moradores. Nos passeios ao ar livre, ainda dá para pedalar fazendo visita guiada ao empório que vende produtos locais, à masseria onde se prepara a mozzarela di bufala e ao frantoio que faz o azeite extra-virgem de oliva.
Outro lugar imperdível em Alberobello é a Casa della Focaccia “da Ceppone”. Por ali, Dona Silvana e o filho Francesco comandam os fornos da legítima focaccia pugliesa há 35 anos (1,90€/fatia): “Não precisa queijo. A massa é assada e leva somente molho de tomate fresco, ervas, algum tipo de legume (como abobrinha, berinjela ou pimentão) e azeite extra-virgem de oliva. Mas tem que ser azeite bom!”, ela adverte. Silvana explica a origem dessa saborosa iguaria italiana: “A verdadeira focaccia vem da cozinha pobre pugliesa, feita com os alimentos cultivados no campo”.

As ruas de Alberobello são repletas de lojas de souvenir e restaurantes charmosos. [foto: Gillo Brunisso]
Depois de tanta comida, queime as calorias nadando nas águas azuis de Polignano a Mare, a 40 minutos dali. Construído sobre rochas do mar Adriático, esse antigo vilarejo medieval esconde um dos sítios arqueológicos mais antigos da Puglia, a Madonna di Grottole, com resquícios de homens pré-históricos e árvores de oliveiras.

Nino viveu uma fuitina, uma fuga escondida de amor. [foto: Gillo Brunisso]
Talvez, o amor de Nino e Bina tenha se inspirado no romântico cenário de Locorotondo, considerado um dos mais belos borgos da Itália, segundo o canal italiano RAI 3. No cair da tarde, a brancura de seu casario reflete uma linda tonalidade laranja, uma das características principais da cidade. Todo ano, os moradores fazem questão de passar uma mão de cal em todas as casas, para manter essa marca.
Arte em família
Voltando a Alberobello, encontramos uma família que também vive um longo caso de amor, mais precisamente, há quatro gerações: o amor por obras de arte esculpidas em madeira de oliveira e pintadas à mão. Desde a época de seu bisavô, a família de Pino Savoia produz artesanato com essa dura madeira, moldando belas peças.
Tudo começou no século 19, quando o bisavô de Savoia fazia carruagens de luxo para a nobreza local. O avô seguiu o mesmo caminho: “Ele fazia anotação das medidas das peças pelas paredes do ateliê. Nas horas livres, gostava de ouvir música clássica e reconhecia as óperas apenas por um pedaço da composição. Era uma pessoa apaixonante”, relata orgulhoso.

Fachada da loja de artesanato da família Savoia, em Alberobello. [foto: Gillo Brunisso]
Com todas essas belezas naturais, boa gastronomia e arte, a Puglia registrou nos últimos anos mais de 3 milhões de visitantes, de acordo com o Observatório de Turismo Regional. E para Nino, do Bina Ristorante, ainda cabe mais: “Aqui, comida boa e povo acolhedor é o que tem de sobra. Venham nos visitar!”. Já estou reservando minha passagem de volta pra lá!
Serviço:
B&B Trulli del Bosco
Via contrada Cristi Zona C, 158, 74015 Alberobello (BA) Puglia
Bina Ristorante di Puglia
Via Dottor Recchia, 44-50 – Locorotondo (BA) Puglia
Casa della Focaccia “da Ceppone”
Via N.S.Marco, 8 – Alberobello (BA) Puglia
Trullo Arte dell’Artigianato (Pino e Eugenio Savoia)
Via Monte San Michele, 15 Alberobello (BA) Puglia